terça-feira, 19 de abril de 2011

Departamento de Cultura inicia atividades do Projeto Cultura nas Escolas

PROJETO CULTURA NAS ESCOLAS

O Departamento de Cultura, vinculado à Secretária da Educação, tem como uma das suas prioridades para 2011 a efetivação do Projeto Cultura nas Escolas, que possibilitará a inclusão dos alunos do ensino fundamental nas sete escolas do município em aulas de dança, teatro e música durante o ano letivo.

O projeto é uma continuação da AME ICAPUÍ 2011 (Ação Multidisciplinar Educacional) que foi um dos principais atrativos da Jornada Pedagógica 2011 – “Construindo a Escola que queremos” e que possibilitou durante três dias em três escolas o intercâmbio entre os alunos da rede municipal de ensino e que tiveram oportunidade de participar de diversas atividades culturais e esportivas para possibilitar a escolha de uma atividade que tenha maior afinidade (teatro, dança e musica) que será desenvolvida no decorrer do período letivo.

O monitores já foram selecionados para realizarem o projeto Cultura nas Escolas e acontecerá uma capacitação nos dias 07 e 08 de abril ministrada pelo Instituto Prisma de Desenvolvimento Humano. Após a capacitação, os monitores estarão aptos a atuar nas escolas de ensino fundamental Professor Francisco Ezequiel da Costa (Belém), Horizonte da Cidadania (Redonda), Professora Joana Marques Bezerra(Barreiras de Cima), Professora Raimunda Lacerda Damião (Mutamba), Professora Mizinha (Centro), Professora Carlota Tavares de Holanda (Ibicuitaba) e Professora Maria Edilce Barbosa (Melancias de Baixo).

               Fonte: Blogger A cidade de Icauí 

Impressões de uma política mórbida

Impressões de uma política mórbida
Por Daniel Snayder* e Railson Ramos**


A falta de conhecimento, o autruísmo de uns, fanatismo de outros, tornam a política mórbida em icapuí. A notoriedade é de poucos.

- Plutocratas que intervem a socializar-se para fins benéficos individualistas.

- A falta de liberdade de expressão maior, ocasionada pela opressão politica que tornam praticamente o plebiscito implíscito.

Esses, são alguns dos vários fatores que contribuem para uma política doentia e medíocre em Icapuí. Estamos cansados de ver candidatos promitentes que, porventura dizem-se estadistas e pragmáticos. A realidade hoje, revela jovens que não compreendem a verdadeira política, mesmo estando exercendo em seu cotidiano. A escola é um exemplo básico onde percebemos uma política subdesenvolvida, desde uma simples eleição de líder de sala a uma relevante escolha do grêmio estudantil. Vemos que os jovens não mostram uma certa análise em relação a política, votam por predileção, interesses e influências, proporcionando uma sociedade inapta a uma evolução política.

A desilusão referente a política não pode restringir a atuação dos jovens, o jovem necessita estar em maior evidência no convívio social e na política. Assim, o principal fator que distancia os jovens da política é o modo arcaico como ela é abordada, em sua maioria o povo icapuíense nos seus atos de comodismo acabam ''engolindo'' as conversas dos seus governantes e não se mobilizam a modificar essa situação. Enquanto no restante do Brasil, a população se manifesta contra o desemprego e a corrupção.

Veja a seguir o que alguns jovens pensam a respeito da política em Icapuí:

'' Esses políticos de Icapuí não cumprem o que falam'' (Zildimar Lima, 19, estudante)

''Políticos em Icapuí?! eu não conheço... a única coisa que conheço, são pessoas que não conheçem a política.'' (José Leonardo, 18, estudante)

''Todos aqui trabalham por interesses próprios, não se importam realmente com a cidade.'' (Jean Costa, 17, pescador)

''Vejo a política de um modo a qual a maioria dos cidadãos icapuíenses se habituaram a um fanatismo político.'' (Railson Ramos, 14, estudante)

*Daniel Snayder, estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Gabriel .
**Railson Ramos, estudante do 9º ano do ensino fundamental da Escola Mizinha .

               Fonte: Blogger A cidade de Icauí 

ALUNO DA ESCOLA PROF. MIZINHA FOI SELECIONADO PARA ETAPA ESTADUAL DO SOLETRANDO


A coordenação da etapa estadual que faz a seleção de participantes do SOLETRANDO, concurso nacional realizado pelo programa "Caldeirão do Huck" veiculado pela Rede Globo, comunicou recentemente à ex-diretora da Escola Prof. Mizinha, Geisa Lopes, que o aluno RAILSON  DE SOUZA,  que cursa o 8º ano do Ensino Fundamental naquela escola, havia sido selecionado para participar da 2º etapa de seleção do referido concurso. A etapa irá acontecer no dia 27 de Outubro em Fortaleza no SESI da Parangaba com a presença de outros concorrentes. O aluno será acompanhado por responsáveis da escola e representantes municipais durante sua atuação. 

Uma importante conquista do aluno e da escola, para a qual se deseja sorte e sucesso. A professora Geisa já comunicou à escola e ao aluno para que encaminhem junto à secretaria da educação as condições para a participação no evento.

               Fonte: Blogger A cidade de Icauí

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ANIVERSÁRIANTES

Reconhecimento Profissional e Celebração da Vida.








No final de cada mês a Escola Mizinha reúne festivamente professores e funcionários para comemorar os aniversariantes do mês.